23 outubro 2014

Como começar um blog de sucesso


Talvez o assunto desse post seja um pouco mais restrito, mas é uma forma que eu encontrei de dividir com outras pessoas algumas coisas que eu já aprendi. Se você é nova (ou novo) por aqui, o meu nome é Hevelyn e eu escrevo tudo o que entra nesse blog, e algumas vezes o que sai daqui também. Já que hoje sou colaboradora de dois grandes sites: E aí Beleza (da Kah Bachini) e o CBBlogers (comunidade que reúne conteúdo direcionado à blogueiros). Tenho 23 anos e estou na blogosfera há 1 ano, 8 meses e 19 dias, e nesse meio tempo quebrei a cara algumas vezes, mas em outras me superei e conquistei alguns objetivos.

Desde que decidi que queria escrever um blog, comecei a ler bastante a respeito para aprender alguns truques com quem já entendia do assunto. E não parei de buscar dicas desde então. Acredito que com você também foi assim, né? Vamos concordar: pode ser que eu (ou você) tenha começado esse projeto simplesmente como um hobbie, um lazer. Mas inevitavelmente cresce todos os dias uma vontade dentro do nosso coração de ver esse trabalho, feito diariamente com tanto carinho, reconhecido por outras pessoas. E quem sabe até mesmo pelas marcas que admiramos e consumimos. Falei alguma mentira? E isso não é errado, é justo e muito correto por sinal.


Ter um blog bombado não é nenhum mistério para ninguém, honestamente. Mas a tarefa também não é fácil. A partir de hoje, toda semana vai ter um post sobre esse assunto por aqui. E hoje vamos falar sobre como começar. Siga esses passos e você não vai se arrepender:

  • Escreva sempre tudo o que vier à sua cabeça. Inclusive esse planejamento abaixo, como se fosse um trabalho de escola. Esse é o projeto do seu blog, e é importante!
  • Defina qual o tema do seu blog de acordo com assuntos que você ama e que não se cansa de ler a respeito e conhecer novidades. Já que você vai precisar se manter sempre informada! O meu é amplo: universo feminino, mas já já você vai entender a minha organização.
  • Escolha qual tipo de pessoa você quer que leia o seu trabalho, e tudo o que você fizer vai ser pensado nela. O que você tem que definir: faixa etária (idade) dos leitores (exemplo: entre 15 e 25 anos), o que faz da vida (só estuda, ou trabalha, ou os dois), se seu leitor é rico, ou não. Agora você deve estar achando que eu sou louca e estou falando bobeira, mas posso garantir que não! Quando você sabe para quem está falando, você atinge essa pessoa com muito mais facilidade. Por exemplo, se você tem 23 anos não vai se sentir nenhum pouco interessada por um blog com temas infantis e que falam sobre maquiagem para usar na escola.

  • Faça uma programação para as suas atividades no blog, isso vai evitar que com o passar do tempo você se sinta sobrecarregada e não consiga atualizar com a mesma frequência de antes (eu estou colocando isso em prática agora, falha minha pois já deveria praticar desde o início). Nesse cronograma defina quais serão os dias da semana que você irá postar (exemplo: religiosamente o blog é atualizado de segunda a sexta, apenas 3 dias por semana), Lembre de escolher quais os assuntos você quer falar (exemplo: meu blog é de-se assuntos variados, mas já defini que toda segunda eu falo sobre comportamento, terça sobre moda, quarta sobre beleza, e assim por diante).
  • Escolha um nome simples e de preferência em português, assim ele será facilmente lembrado pelo público. Seja por leitores assíduos do blog, ou por marcas que você conhece em eventos, ou simplesmente por pessoas que deram uma rápida passadinha para ler algum post.
  • Organize o seu layout sem carregar demais nas informações. Tenha uma barra lateral com espaço para sua apresentação, janela de curtir das redes sociais, e o que você achar extremamente importante. Pense no que você gosta de ver nos blog que lê.
  • Separe um tempo para comentar em outros blogs, isso é extremamente importante para a sua divulgação, para formar o seu público e se relacionar com outros “colegas de trabalho”.
  • Separe um tempo para responder os comentários e e-mails que receber. Não deixe de dar atenção para as pessoas que dedicaram um tempinho para comentar ou te enviar uma mensagem.
Esse 8 passos são os primeiros que devem ser seguidos, seja pra quem está começando agora ou pra quem já está nessa onda há mais tempo (como eu). Se você sente que tá se esforçando, que faz um trabalho legal, mas não tem tido retorno, é hora de começar do item 1 e repensar em tudo. Nunca é tarde para reorganizar suas ideias!

Semana que vem terá outro post com mais dicas. Mas pra que ele seja arrasador, eu preciso muito que você digam o que acharam do primeiro. Ajudou? Escrevi direitinho? Ficou grande? Cansativo? Ou está bom desse jeito?

Beijos e mais beijos, e muito sucesso pra todo mundo!


Ei leitora! Quando as pessoas passam pelo blog, curtem o post e compartilham nas redes sociais isso ajuda na divulgação e crescimento do meu trabalho. Por isso, se você gostou dessa publicação, me ajude compartilhando esse conteúdo com suas amigas. Obrigada!
APOIE O BLOG NAS REDES SOCIAIS 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário

Postar um comentário

Todos os direitos reservados. imagem-logo