24 novembro 2013

Pequenas mudanças que ajudam a emagrecer


Dia desses, depois do último feriadinho que fui para Brasília, postei no Facebook um status que rendeu: "Eu levei 2 semanas para perder 2 KG e apenas um feriado para engordar o dobro... Por um mundo em que o bacon seja livre de calorias! #inverteissoDeus #idadechegacompeso". Uma amiga minha perguntou o que estou fazendo para emagrecer, então vou usar esse espaço para contar as mudanças que fiz na minha alimentação e que estão resultando em kilinhos a menos.

Antes de tudo vale um aviso: não sou nutricionista, média, estudante do assunto e nem nada do gênero. As modificações que fiz na minha rotina não foram orientadas por um médico (eu sei, que vergonha a minha), e sim coisa que pesquisei a adaptei ao meu gosto. Acho que para quem está com o tempo super corrido vale a pena tentar, mas se puderem consultar um especialista antes é o ideal!
Vamos então "começar do começo" rsrs: Comecei a trabalhar em uma empresa que não me dava muitas opções de restaurantes para almoçar, ou era um lugar com comida cara e tempero ruim, ou uma churrascaria gostosa com variedade enorme de comida e preço bom. O que eu escolhi? Lógico que a churrascaria! Mas apesar de um buffet variadíssimo, eu ia direto nos boizinhos mesmo. Sou louca por carne e não pensava duas vezes em lascar picanha e mussarela no meu prato. Não demorou muito para eu ver minha busanfa aumentando, e aí com a ajuda do meu namorado corri para internet em busca de cardápios legais para almoçar todos os dias.
Nunca tive nenhum problema com frutas, muito pelo contrário: adoro todas elas, ou pelo menos a grande maioria que eu conheço. Acontece que no corre-corre elas passavam despercebido e nem me lembrava dessas opções saudáveis e naturais para o lanche.

Descobri que a maçã é uma aliada PERFEITA ao emagrecimento. Existem várias pesquisas que comprovam que tem o poder de reduzir até 200 calorias da sua refeição, mágica né? Entenda: para ter abençoada com essa mágica coma 1 maçã 15 minutos antes das suas principais refeições. É tiro e queda, digo isso pois como todos os dias antes do almoço e tem me ajudado a ficar mais saciada, além de realmente perceber que emagreci com mais facilidade.

A maçã é rica em vitaminas B1 e B2, e também em substâncias como a pectina, taninos e flavonoides. Falei grego, né? Seguinte: a pectina é uma fibra que ajuda o organismo a eliminar toxinas e controlar o colesterol, os taninos são adstringentes e anti-inflamatórios, e os flavonoides são antioxidantes. Que coisa melhor que isso: ficar magra e nova? hahaha Mas para aproveitar todas essas belezuras é preciso consumir a fruta ao natural com casca!

No café da manhã costumo comer também 1 banana ou mamão, claro que não é só isso: como também 2 fatias de pão integral com manteiga, tomo um copo de leite ou café. Não sei se isso tá certo, mas sei que o café é a principal refeição do dia é nela você pode "exagerar". Lógico que não é pra comer a pizza que sobrou da noite anterior, e nem tomar um copo de refrigerante. Mas é importante garantir que você fique satisfeita, pois é a partir dele que você tira a energia para começar o dia, e também é o que te freia na hora do almoço. Já escrevi um post falando sobre a importância dessa refeição, vale a pena relembrar clicando aqui.
Relembrando: até aqui já falei do meu café da manhã e da maçã antes do almoço. 

Quando eu almoçava fora, naquele restaurante que falei lá no começo, dava para variar bastante e comecei a comer muita salada: folhas bem verdes, quanto mais escuras melhor. Tomate, cenoura, brócolis, couve-flor, enfim. Diferente das frutas a salada é algo que tenho mais resistência, mas é importante colocar pelo menos 3 itens diferentes no prato, e na hora de temperar lembre-se sempre do vinagre, do azeite e do limão, nossos melhores amigos! Por outro lado esqueça o sal, pratique bullying mesmo contra ele: pois o sal retem líquidos e te deixa inchadinha, amiga.
  • Se tiver como, dê preferência a arroz integral, que é muito mais nutritivo do que o branco tradicional. 
  • A combinação arroz com feijão é uma combinação perfeita de proteínas vegetais, leia mais clicando aqui.
  • Não coma apenas carne vermelha: lembre-se do peixe e frango grelhados.

Hoje levo marmita todos os dias para almoçar, o que me ajuda MUITO a não exagerar quando monto meu prato.

Até 12h já comi 3 vezes. Depois tem um lanche no meio da tarde que sempre é uma combinação perfeita de fruta com iogurte. Li uma vez que iogurte é excelente para o emagrecimento saudável, porém prefira sempre os probióticos e naturais desnatados, leia mais a respeito clicando aqui. Eu estou viciadinha no Danio, mas abaixo tem uma lista com algumas opções bacanas.


Aprendi com a santa Gabriela Pugliesi que combinar iogurte com fruta é legal, pois os dois justos fazem uma digestão mais lenta que garante saciedade por mais tempo. Não sei se entendi direito, só sei que tem dado muito certo!

Volto a comer de novo mais a noite, na faculdade. Sempre um sanduíche com pão integral, alface, tomate, cenoura, peito de peru e mussarela... aí meu erro: tenho que eliminar essa mussarela, mas ainda não consegui. O ideal é um queijo branco: frescal, ricota, cottage... mas como compro na padaria próxima a universidade é esse o queijo que me resta.
Depois da janta todo mundo esquece do mundo e acha que chega. Bom, não é por aí. Se você costuma dormir tarde, igual eu e meio mundo, é legal comer alguma coisa leve (leve de verdade, mil vezes mais leve que uma pena). Dicas: mix de castanhas (sem exagerar) ou copo de leite desnatado morno com canela.
  • Beba muita água para limpar seu organismo.
  • Beber oito copos de água gelada por dia ajuda a queima 200 calorias, ela acelera o metabolismo pois o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água a temperatura interna do corpo.
  • Uma pitadinha de canela todo dia ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
  • Tomar chá verde, principalmente em jejum, ajuda a queimar gorduras.


Além de tudo isso, cortei doces de segunda a sexta-feira. Ainda não eliminei essas guloseimas dos fins de semana, porque também sou filha de Deus e, cá entre nós, viciadinha em besteiras! Refrigerante também só sábado e domingo. 

É isso! O post ficou enorme, mas espero que ajude quem estiver precisando de dicas assim. Os links que incluí no texto complementam algumas informações. Quem gostar desse tipo de assunto e quiser continuar vendo coisas assim por aqui, deixa um comentário! 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário

Postar um comentário

Todos os direitos reservados. imagem-logo