21 outubro 2013

8 doenças que surgiram com a internet


Que benção é a internet nas nossas vidas né? Qualquer foto queima filme daquela celebridade polêmica você encontra com facilidade no Google, filmes que acabaram de lançar já estão disponíveis pra download, notícias/fatos que acabaram de acontecer já correm o mundo através das redes sociais. Até novas fontes de renda a internet gerou!

Mas nem tudo são flores, existem males que vêm para o bem e vice-versa. Mudanças nas nossas vidas, novas rotinas que são incluídas causam muitos efeitos: benefícios como a facilidade de comunicação e a agilidade de troca de informação é um deles, mas com os novos hábitos algumas doenças também surgiram e começaram a atazanar nossa saúde. Não acredita? Eu descobri pelo menos 8 delas, mas com certeza existem muitas outras. É cada coisa mais curiosa que a outra, agora que vergonha a minha: tenho 4 das 8 listadas abaixo, metade! Socorro!


1. Síndrome do toque fantasma
Sabe quando você tem a impressão de ter sentido o seu celular vibrar, e aí você olha e não tem absolutamente nada? Nenhum alerta, nenhuma mensagem, nada! Tudo não passou de um engano, ou da síndrome do toque fantasma. O autor do livro "iDisorder", Dr. Larry Rosen, relata que 70% dos usuários intensivos de aparelhos celulares já tiveram essa impressão.

2. Nomophobia
Essa é uma fobia que 89% da população deve ter!! Abreviatura de "no-mobile phobia", como o próprio nome já diz é o medo de ficar sem o telefone celular. O desespero que bate quando a bateria do celular acaba e você está na rua, ou não tem como conectar o carregador imediatamente. Eu sou MUITO assim, gente. Meu celular vive no carregador para não correr o risco de ficar sem bateria, vivo no Insta e no Whats, não desconecto nenhum segundo se quer!! Resumindo, tenho nomophobia nível 1 milhão.

3. Náusea digital (Cybersickness)
Esse é curioso: algumas pessoas sentem vertigens, mal estar quando usam alguns dispositivos digitais, como jogos. Por exemplo, a última atualização do iOS (sistema operacional da Apple, dããã) ficou linda de morrer: plana e versátil, mas dizem as más línguas que "despertou" em muitas pessoas um exemplo clássico dessa doença: fazendo com que elas vomitem.


4. Depressão de Facebook
Você fica "P" da vida quando entra no Facebook e posta alguma coisa que não gera interesse em ninguém? Quando você atualiza seu status e ninguém curte? Se a resposta é sim, já sabe né: você tem depressão de facebook! 

5. Transtorno de dependência da internet
Esse transtorno funciona mais ou menos como a necessidade absurda de ter o celular por perto. Nesse caso o principal ponto é a vontade de estar sempre conectado, de acessar as redes sociais, os e-mails, de dar aquela googladinha, mas não de forma "normal" e sim desesperadora. Uma coisa incontrolável! Mas uma vez eu confesso: culpada!

6. Vício de jogos online
Agora é a hora que eu vou dedurar todo mundo: minha mãe, minhas irmãs, meus tios e grande parte da família é tudo viciado em Candy Crush! Meu namorado joga tudo o que tiver disponível. Dessa eu me safei! Um fato curioso: na Coreia do Norte existe uma lei chamada "Lei Cinderela", em que o acesso aos games online são cortados entre meia noite e 06h da manhã para jovens menores de 16 anos.

7. Cibercondria, ou hipocondria digital
Você sente uma tontura e resolve googlar o sintoma, descobre que tem uma doença com um nome esquisito que em sua fase terminal acontece muitas vertigens. Pimba! É aí que você começa a chorar desesperadamente, liga para seus amigos se despedindo e acaba se conformando que seus dias já estão contados. Essa é a chamada Cibercondria, tendência em acreditar que você possui doenças que leu na internet.


8. Efeito Google
Quantas vezes já mencionei o Google aqui nesse post? Pelo menos 5, com certeza. Todas as dúvidas que temos hoje perguntamos a ele, que virou nosso maior parceiro. Por isso o cérebro humano já não é mais o mesmo, hoje ele retem menos informações do que antes. Isso porque ele já sabe que qualquer coisa que precisar poderá contar com um auxílio extra, já que as informações estão nas pontas dos dedos.

Algumas dessas doenças já existiam, mas com o uso frequente da internet elas acabaram sendo renovadas. Já outras são completamente novas, e o mais normal do mundo é a gente se identificar com mais de uma. Eu disse lá em cima que devo ter 4: síndrome do toque fantasma, nomophobia, transtorno de dependência da internet e o efeito google. 

Agora chegou a hora da verdade e de todo mundo se auto-dedurar nos comentários! Vamos lá, soltem suas vergonhas e compartilhem o quanto você ficou mais doentinho com a chegada da internet e tecnologias na sua vida!
Comentários
5 Comentários

5 comentários

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk estou doentil então!!! Tenho quase todas essas doenças...
    Recadinho: Quero pedir desculpas por ter sumido um pouco do seu blog, muitas vezes a rotina de estudos tira meu tempo. Vou fazer o máximo para sempre vim aqui comentar e acompanhar o blog. Por isso quando der avisa quando tiver postagem nova aqui no blog. Estava com saudades daqui viu?
    Beijos, Ariane!
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Descobri que estou muito doente, OMG! D: hahahahahaha

    Adorei essas curiosidades! Beijão!

    www.omundodelua.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho 4 também... :(..i'm sick...

    Muito bom o post, bem diferente!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, me identifiquei! rsrsrs
    Tenho a 1,2,5 7 e 8!
    beijos
    www.oolhaisso.com

    ResponderExcluir
  5. tá doido,eu não sabia disso não,rs.

    belezadecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados. imagem-logo