17 março 2013

Receita de empadinha de frango

Olá domingo, oi todo mundo!! :)

Ultimamente tenho me inspirado em alguns blogs de culinária (como o Panelaterapia e o Die Frau) para me arriscar na cozinha aos fins de semana. Já fiz um quibe de assadeira, receita da minha sogra, um cheeseburger assado com maionese temperada, receita de vários lugares adaptada por mim, e assim vai. É só chegar sexta-feira que eu já começo a pensar qual será o lanche da vez, e ontem surgiu a ideia: fazer empadas! Chamei minha mãe e minha irmã mais nova pra me ajudarem e elas toparam na hora. Aqui em casa adoramos salgadinhos, então não tinha como ser diferente.


Acho melhor fazer primeiro o recheio, que demora um pouquinho mais por conta das coisas que tem que picar. O nosso foi de frango com requeijão, mas vale usar a criatividade e escolher outros sabores.

Ingredientes:

1/2 lata de milho verde
1 copinho de azeitona verde
1 batata grande
1 peito de frango
Sal, alho e cebola a gosto
1 copo de requeijão

Tempere o peito de frango com sal, alho e cebola e cozinhe na panela de pressão. Enquanto isso pique as azeitonas e corte a batata em cubinhos bem pequenos, como na imagem abaixo:


Tenho certeza que agora você está se perguntando porque colocamos batata: Simples! Porque ela ajuda a deixar o recheio molhadinho, leve e bem temperado. Não fica aquela empada seca e sem graça.

O truque é: depois que o frango estiver cozido, você vai tirar ele da panela. E é no caldo do frango que sobrou na panela que você vai cozinhar a batata picadinha.

Depois que a batata estiver pronta, junte-as em uma vasilha com as azeitonas picadas, o frango desfiado, o milho verde e meio copo de requeijão. Ficará uma mistura cremosa:


Agora vamos para a massa, muito simples de fazer. Diz minha mãe que o segredo é não sovar, você tem que misturar os ingredientes com as pontas dos dedos, levemente!

Ingredientes:

1 ovo
2 1/2 colheres (sopa) de margarina
1/2 xícara de óleo
1 colher (chá) de sal
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Acrescente farinha de trigo aos poucos, enquanto mexe a massa, até que fique com uma consistência boa para modelar nas forminhas. A nossa ficou assim:


Depois de tudo pronto, é hora de montar! As forminhas de empada são fáceis de achar. Nós compramos aqui perto de casa. Cada pacote com + ou - 10 (não me lembro) saiu por R$ 3,29.


Pegue um pedaço da massa, coloque na forma e vá abrindo. (1.) Não deixe que a camada fique muito grossa, mas tenha cuidado pra que também não fique fininha a ponto de separar e abrir buraquinhos. (2.) Na base na empada coloque um pouquinho de requeijão e (3.) por cima o recheio.

(4.) Fechando a empada: faça uma bolinha com a massa, na palma da mão pressione para que ela abra e forme uma folha. Ainda com ela na mão, aperte a boca da forminha de forma que cubra toda a empada. Tire cuidadosamente para desgrudar da palma. Retire o excesso das beiradas.

Dica: Misture uma gema de ovo com um pouco de café e pincele as empadas antes de assar. Assim elas ficam iguais as de padaria.

Leve ao forno médio por + ou - 20 minutos, retire quando estiverem douradas.

Essa receita rendeu 25 empadas médias. Espero que gostem! E depois me contem o resultado. Beijos
Comentários
11 Comentários

11 comentários

  1. Amei a receita, eu amo empadinha de frango *---*
    Nesse domingo chuvoso, é bem legal fazer algo gostoso assim pra comer néé
    Beijos

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Linda Estava eu Passando Pelo Face Quando me Deparei com está Maravilhosa Receita de empada rsrs Logo eu que amo Empada e Estava essa semana Pensando em Fazer agora com certeza Farei Me Deu Agua Na Boca Humm...Eu Só Me enrolo na hora de fazer a tampa da empada :/ http://katsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece muito bom. E nem é tão complicado quanto eu imaginei U.U
    Seguindo, segue de volta?
    the-paradiise.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. chega me deu fome hahaha
    http://migre.me/dIL5z

    ResponderExcluir
  5. Amigaaa, você arrasou!!! Cinco estrelinhas para as suas empadinhas!!!! Não precisamos nem discutir qual vai ser o seu prato na nossa festinha, né????eheheheh!
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  6. Me deu agua na boca,para de ruindade kkk ameiii demais eu quero tentar depois
    um mega beijao
    http://crazylife-clarisse.blogspot.com.br/2013/03/looks-do-weheartit.html

    ResponderExcluir
  7. adoro empadas :G que delicia essa receita *-*

    ResponderExcluir
  8. Hummmm água na boca ...

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ficam muito gostosas mesmo, também faço a massa da mesma maneira que você, agora a batata no recheio pra mim é novidade. Vou testar da próxima vez que for fazer as empadas. rs

    Beijinhos flor.

    Estou seguindo o blog e curtindo a fan page.

    www.modadagente.com

    ResponderExcluir
  10. Que vontade!!!
    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  11. haha, parabéns pela receita, fiquei babando e vou aprender a fazer!

    http://www.gestaopink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados. imagem-logo